Qual a importância da Governança em Projetos?
Descubra os motivos e principais benefícios em ter uma Governança de Projetos
CONSULTORIAPROJETOS
Nos últimos anos fui muito questionada sobre a real importância da governança nos projetos, se de fato era um aspecto relevante, se poderia ser implementada por um membro da equipe ou ainda, se seria uma “moda” de São Paulo.
Em um primeiro momento, este questionamento me gerou espanto (ainda mais, vindo de uma área de Gerenciamento de Projetos), pois imaginava que era claro para todos, que através das definições e controle, ficaria mais fácil para entender onde estamos e aonde chegaremos, tornaria a tomada de decisões mais rápida e assertiva e nos aproximaria do atingimento das metas estratégicas! Ou seja, mais do que justificado ter uma Governança (mesmo que mínima).
Porém ponderando os anos em que atuei no PMO e lembrando das inúmeras reclamações dos Gerentes de Projeto, consigo entender o fundamento do questionamento:
Quando penso nesses problemas, acredito que há sentido no questionamento, mas que eles são oriundos de governanças que não estão cumprindo efetivamente seu papel, talvez pela falta de experiência prática, da ausência de apoio ou ainda de integração.
Com uma implantação adequada, alguns dos benefícios deveriam ser visualizados pela gestão e pelos times, tais como:
• Alinhamento estratégico: os projetos em andamento, estariam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e os recursos seriam direcionados ao que de fato agrega valor ao negócio.
• Gestão de riscos: os riscos do projeto seriam identificados precocemente e estratégias desenvolvidas para mitigá-lo, transferi-lo ou evitá-lo, minimizando o impacto dos mesmos e aumentando a probabilidade de sucesso.
• Aumento da eficiência: os projetos seriam executados de forma eficiente, otimizando os recursos, reduzindo custos e entregando os resultados desejados, dentro do prazo e orçamento estimados.
• Melhoria da comunicação: a comunicação ocorreria de forma mais efetiva, com o apoio e participação das equipes do projeto e stakeholders, uma vez que todos estariam cientes do progresso, riscos e desafios envolvidos.
• Melhoria contínua: o aprendizado de projetos concluídos não seria perdido e as equipes utilizariam esses insights para melhorar a execução de projetos futuros, promovendo desta forma, a melhoria contínua dos processos e práticas de gestão.
Mas e se a área entende que possui uma governança, mas não vê os resultados?
Neste caso, sugiro que haja uma análise criteriosa entre as equipes de gestão, para que consigam minimamente responder os questionamentos:




Essas são apenas algumas perguntas, para que você entenda se realmente tem o controle.
Elas parecem simples, mas não são. Há locais onde não se sabe quantos projetos realmente estão sendo gerenciados, pois aqueles com pendências intermináveis não são contabilizados (apesar de despenderem tempo e recursos), em outros os recursos do projeto se esgotaram a muito tempo e não há a visão do limite (não se sabe a hora de parar).
Nestes cenários, a empresa está no “escuro”, dependendo totalmente da experiência do Gerente de Projetos que também pode estar na mesma situação.
Acredita-se que os projetos estão saudáveis e que caso não estivessem, o “alarme seria tocado”, mas pode não acontecer. Há o pensamento que todos estão executando sua parte, mas podem não estar e um detalhe bem importante, pode passar, gerando um grande impacto no futuro. São muitas suposições, que podem gerar prejuízos (multas, cliente insatisfeito, projetos intermináveis, equipe sobrecarregada etc.).
Então minha sugestão em um cenário com esse é repensar!




Faça uma análise 360 graus e não apenas na área de Gerenciamento de Projetos e lembre-se, não há receita de bolo!
Existem orientações, mas elas precisam ser adequadas a realidade do lugar, feitas por alguém especializado e focadas no objetivo. Talvez um bom começo seja contar com a ajuda de uma consultoria para te ajudar e te guiar nesse processo.
E respondendo à pergunta original: Sim! Governança é extremamente importante em Gerenciamento de Projetos, desde que haja foco, um propósito e direcionamento adequados!




Sócia fundadora da resultaPro, Engenheira Eletricista com MBA em Gestão de Negócios possui certificação PMP desde 2014. Possui mais de 20 anos de experiência com Gerenciamento de Projetos em empresas como SIEMENS, NET, ISA CTEEP, WEG e atua como voluntária no PMI-SC.
Patrícia Habib
Quer entender como podemos ajudar sua empresa?
Na resultaPro, temos um modelo dinamico e centrado na busca por resultados de consultoria, conheça nossa proposta: