Quais são os princípios do Gerenciamento de Projetos
Conheça 6 princípios de Gerenciamento de Projetos
CONSULTORIAPROJETOS
Muito se fala do papel do Gerente de Projetos, mas você conhece os princípios de Gerenciamento de Projetos, segundo o PMI? Neste post, vamos te apresentar 6 deles:
Seja um Administrador diligente, respeitoso e atencioso
Isso significa que o Gerente de Projetos precisa expandir sua visão, agindo como um verdadeiro administrador, ou seja, ter um olhar sobre o projeto, os negócios e a sociedade que será afetada com sua iniciativa.
Deve entender que sua implantação pode trazer impactos e consequências, tanto positivos quanto negativos e desta forma, agir preventivamente, alinhando expectativas e buscando o equilíbrio da balança, através da:
Integridade: ter ética, respeito e honestidade com as pessoas e empresas, influenciando a equipe do projeto e stakeholders através de suas ações.
Cuidado: possuir interesse e cuidado com os assuntos relacionados ao projeto, aos negócios, meio ambiente e com as pessoas.
Confiabilidade: suas ações precisam ser condizentes dentro e fora da organização e também deve estar atento aos conflitos pessoais, da empresa e do cliente, que se não forem resolvidos, podem gerar quebra de confiança e segurança.
Conformidade: deve seguir todas as leis, regras, regulamentos e exigências dentro e fora da organização, porém sempre buscando formas de integrar e viabilizar a conformidade com a cultura do projeto.
Crie um ambiente colaborativo para a equipe do projeto
Projetos são realizados por equipes, que são compostas por pessoas, com características, habilidades e experiências diferentes, o que é muito bom. Porém todas devem trabalhar em prol de um objetivo em comum, que é atingir as metas estabelecidas! E cabe ao Gerente de Projetos criar e manter um ambiente onde haja colaboração e troca de conhecimentos. Para isso são necessários:
Acordos com a equipe: deixar claro comportamentos e normas de trabalho, desde o início do projeto, de forma que todos saibam o que se espera.
Estrutura organizacional: os arranjos de trabalho devem estar bem claros para todos, através da definição e divulgação dos papeis, responsabilidades e autoridade, assim como as pessoas precisam entender de que forma, pelo que e quando serão cobradas.
Processos: para realizar as atividades do projeto, as equipes precisam conhecer os processos e inclusive as relações e impactos entre eles. Caso não haja essa definição, o próprio time pode se estruturar para a implantação específica.


Envolva-se de fato com as partes interessadas
Para aumentar a probabilidade de sucesso do projeto, é essencial que o Gerente de Projetos saiba identificar, analisar, compreender os interesses e engajar as partes interessadas do início ao final do projeto.
Porém é preciso ter em mente, de que este não é obrigatoriamente um grupo fixo e que seus interesses, influencias e impactos podem mudar ao longo do projeto, então é importante estar atento e pronto para rápidas ações e mudanças de estratégia!


Concentre-se no valor
O valor é a percepção do cliente sobre os resultados fornecidos pelo projeto. Eles podem vir através de uma contribuição financeira para a empresa, um benefício percebido através da implantação, um aporte para um programa, entre outros.
Por esse motivo, é muito importante que haja uma análise profunda e integrada sobre a necessidade, justificativa, estratégia da empresa e do projeto, benefícios e acordos possíveis, de forma a encontrar e desenhar um plano que de fato gere soluções que agreguem valor.
Também é essencial alinhar essas expectativas com o cliente e constantemente apresentar a evolução dos resultados, tanto para não gerar surpresas , quanto para engajar a equipe no alcance da meta.


Reconheça, avalie e reaja às interações do sistema
Conheça e permita que a equipe possua uma visão abrangente do projeto, compreendendo que ele é formado por partes que são independentes, porém interligadas e que por muitas vezes, um atraso ou erro em um delas, pode gerar um grande impacto no resultado da outras e principalmente no entrega final.
Além disso, podem existir conexões e interferências do ambiente externo. Por este motivo, o Gerente do Projetos deve:
Fazer análises constantes de riscos
Adequar premissas e planos ao longo do projeto
Comunicar, comunicar e comunicar
Analisar constantemente se o projeto continua alinhado às metas e necessidades do negócio
Se adaptar as mudanças, estar atento quando é necessário realizar uma e os impactos gerados
Identificar sinergias e economias entre iniciativas e projetos
Explorar oportunidades
Ter clareza sobre o desempenho do projeto


Demonstre comportamentos de liderança
A liderança não é definida por uma autoridade (posição de controle concedida pela empresa) e sim um conjunto de comportamento e ações, que podem ser de um membro da equipe e não apenas do Gerente de Projetos.
Através de uma liderança assertiva, os projetos e as equipes alcançam maiores resultados e quanto mais ela for praticada pelo time, maior o senso de responsabilidade sobre os resultados. Seguem alguns comportamentos de um líder:
Envolva a equipe em torno de definições e estratégias para o cumprimento das metas
Forneça suporte para a equipe do projeto
Identifique, negocie e resolva conflitos internos e externos
Adapte o estilo de comunicação ao público
Compartilhe conhecimento e experiências
Ofereça oportunidades para o crescimento
Dê crédito
Dê responsabilidades
Seja o exemplo






Sócia fundadora da resultaPro, Engenheira Eletricista com MBA em Gestão de Negócios possui certificação PMP desde 2014. Possui mais de 20 anos de experiência com Gerenciamento de Projetos em empresas como SIEMENS, NET, ISA CTEEP, WEG e atua como voluntária no PMI-SC.
Patrícia Habib
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