Episódio 1: Como criar uma empresa utilizando métodos e ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Você sabe o que é um Brainstorming?

Patrícia Habib

4/30/20233 min read

Hoje vamos começar uma série, onde compartilharemos nosso dia a dia e a experiência de utilizar métodos e ferramentas de gerenciamento de projetos, para estruturar nossa empresa, a ResultaPro.

Então vamos começar a história do início...Como a ResultaPro nasceu?

Há muito tempo tinha o enorme desejo de empreender, de criar algo com os princípios nos quais acreditava, de testar teorias e um determinado momento, percebi que era o momento ideal para realizar esse sonho.

Desde a época da faculdade me sentia atraída pelos conteúdos do Sebrae e por esse motivo, buscava cursos e cheguei a participar de alguns "Desafios Sebrae", testando minhas habilidades como empreendedora. Anos depois, optei pelo MBA de Gestão de Negócios e meu TCC foi sobre como estruturar uma empresa de treinamentos online. Então já conhecia um pouco deste universo e dos desafios do empreendedorismo!

E pensando nos obstáculos que encontraria pelo caminho, decidi que me concentraria totalmente na ResultaPro, então me desliguei da empresa na qual atuava como Gerente de Projetos e iniciei esta jornada!

Mas e o que aconteceu?

Primeiros dias: Definições!

Tenho experiência e conhecimento em diversos assuntos, conheço as atividades que mais gosto de realizar, sei das dificuldades que os gerentes de projeto e algumas empresas enfrentam....Mas em qual segmento minha empresa atuará? Que serviços ela oferecerá? Do que as empresas e pessoas precisam? Como contribuo efetivamente?

E foi assim que precisei definir os primeiros itens, que seriam a base da empresa e para isso, pensei em uma técnica que utilizamos quando precisamos de ideias ou temos algum problema e queremos obter sugestões para resolvê-lo, que é o Brainstorming.

Normalmente ele é realizado reunindo um time diversificado, que pode ser composto por alguém isento que conduzirá a dinâmica, alguns especialistas do tema (para ponderarem questões e dificuldades técnicas) e profissionais com outras experiências e conhecimentos (para trazerem ideias sem pré-conceitos) e assim gerar a provocação de propostas diferentes, ou seja, um pensamento "fora da caixinha", que em um cenário comum, não seria cogitado.

No final, essas ideias podem levar ao surgimento de um novo projeto.

Existem diversas maneiras de realizar essa dinâmica, mas alguns pontos são muito importantes para que a mesma funcione:

  • O time deve ser livre para exercer sua criatividade e contribuir com ideias, sem medo de represálias ou preconceitos;

  • Deve haver uma estrutura, como a definição de um método e horário para início e término;

  • É necessário um certo cuidado para abordar o tema em questão, para que o questionamento leve o time para o pensamento na direção em que se a ajuda é necessária. Dependendo da forma em que for conduzido, o assunto pode ser desviado.

Segue a estrutura básica para a condução:

Para a dinâmica, também existem várias formas para realizá-la, sendo as mais comuns:

Caixa de Sugestões: Consiste no time escrever suas sugestões individuais e colocá-las em uma caixinha, onde no final, as mesmas serão compiladas.

Mapas Mentais: O questionamento é colocada no centro, assim que as ideias forem surgindo, são inseridas no primeiro nível e as ideias derivadas dos mesmos, são inseridas no próximo nível e assim sucessivamente, ou seja, as ideias vão se ampliando.

Post-it: Cada membro da equipe vai colando suas ideias em um painel e na sequencia as mesmas são organizadas por temas.

Dinâmicas: Podem ser elaboradoras algumas atividades ou jogos, que estimulem a criatividade dos participantes e que no final da experiência, contribuem com novas ideias ou sugestões.

Após a reunião, as sugestões são analisadas em maiores detalhes e classificadas conforme o método adotado; algumas podem ser escolhidas para ser implantadas, outras registradas para nova análise em outro momento, etc.

E como a ResultaPro conduziu a dinâmica?

Fica atento aos próximos posts que você vai descobrir.....

Foto de patricia Habib
Foto de patricia Habib

Sócia fundadora da resultaPro, Engenheira Eletricista com MBA em Gestão de Negócios possui certificação PMP desde 2014. Possui mais de 20 anos de experiência com Gerenciamento de Projetos em empresas como SIEMENS, NET, ISA CTEEP, WEG e atua como voluntária no PMI-SC.

Patrícia Habib

Que tal já começar a se preparar para construir uma carreira em gerenciamento de projetos?

Na resultaPro, temos vários cursos rápidos que vão te ajudar a fazer a diferença e entregar resultados realmente relevantes ao longo da sua carreira: