Como comecei no Gerenciamento de projetos

Toda história tem um começo. Veja algumas dicas para começar e ter sucesso na Área de Gerenciamento de Projetos.

PROJETOS

Patricia Habib

4/3/20232 min read

Como comecei no mundo do Gerenciamento de Projetos?

Iniciei minha trajetória na área de Gerenciamento de Projetos há muitos anos, quando ainda era uma estagiária do curso técnico e não tinha a menor ideia sobre o território que estava entrando. Não conhecia a empresa, outros profissionais ou atividades. Cursava Eletrotécnica e queria uma oportunidade para aprender e crescer.

No começo executava atividades que podem parecer bem simples, como verificar prazo da lista técnica com a fábrica, acompanhar de perto a montagem dos painéis (para garantir que estavam sendo fabricados), acompanhar a emissão de nota fiscal para que o Gerente de Projetos conseguisse retirar os materiais, entre outras tarefas que apesar de pequenas, se não ocorrerem, causam um grande impacto ao processo.

Confesso que na época não tinha a menor ideia sobre a importância de minhas atribuições, mas lembro claramente de pertencer a um grupo, onde todos estavam comprometidos com o resultado e isso me motivava a seguir pelo mesmo caminho. Também recordo de algumas referências, que eram e ainda são meus ídolos em Gerenciamento de Projetos, os quais tinham postura, sabiam resolver grandes problemas e compartilhavam conhecimento.

O contrato em que atuei (na área de papel e celulose) possuía diversos desafios e em um determinado momento, me vi sozinha com o Gerente de Projetos que estava enfrentando um momento crítico, ou seja, eu teria que tomar algumas decisões sozinha, ponderando os riscos e assumindo responsabilidades. Consigo recordar de várias noites estudando o tema, tentando encontrar caminhos, responder aos gestores de maneira adequada e os mesmos, me estimulando, dando oportunidades e créditos pelo trabalho que desempenhava.

E foi assim que me apaixonei por esta área e não quis mais sair! Posteriormente, outras possibilidades apareceram e aproveitei as mesmas para conhecer outros caminhos, aprender coisas novas e escolher a rota a qual desejava trilhar.

E o quero mostrar com essa história? Os aprendizados que trago até hoje, principalmente quando estou começando algo novo:

passo a passo da carreira de gerente de projetos
passo a passo da carreira de gerente de projetos

Pode parecer um clichê, mas quando estamos no caminho correto, problemas se tornam desafios! Atividades pequenas, se tornam aprendizado! As horas de dedicação adicional são fonte de novas descobertas!

Quando realmente gostamos do que fazemos, as coisas se tornam mais simples e os obstáculos (que todo profissional encontrará), ficam mais fáceis de contornar!

Foto de patricia Habib
Foto de patricia Habib

Sócia fundadora da resultaPro, Engenheira Eletricista com MBA em Gestão de Negócios possui certificação PMP desde 2014. Possui mais de 20 anos de experiência com Gerenciamento de Projetos em empresas como SIEMENS, NET, ISA CTEEP, WEG e atua como voluntária no PMI-SC.

Patrícia Habib

Que tal já começar a se preparar para construir uma carreira em gerenciamento de projetos?

Na resultaPro, temos vários cursos rápidos que vão te ajudar a fazer a diferença e entregar resultados realmente relevantes ao longo da sua carreira: